Supressão por FM200

Sistema de Extinção de Incêndio por Agente Limpo FM200

O FM-200® é o agente extintor mais utilizado mundialmente em substituição ao Halon 1301, com uma porcentagem superior a 70% quando comparado a outras alternativas.

O agente extintor FM-200®, tem um baixo impacto sobre o meio ambiente e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). O impacto ambiental de um sistema de FM-200®, em operação por 15 anos é compatível ao de uma lâmpada de 100 watts acesa por um período similar ou a dirigir um automóvel por 2.400 km. Mesmo assim quando um sistema de FM-200® é descarregado, sua rápida atuação impede um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.

O FM-200® (HFC-227ea) é formado pelos elementos carbono, flúor e hidrogênio (CF3CHFCF3 - heptafluoropropano).

O FM-200® não deixa resíduo e é seguro para uso em espaços ocupados

Agente extintor FM200

Mecanismos de Extinção

O principal mecanismo de extinção do FM-200® é a absorção do calor, com uma contribuição química secundária a partir da decomposição térmica do FM-200® na chama.

Risco às Pessoas

O FM-200®, não possui qualquer tipo de restrição quanto à utilização em ambientes ocupados, pois não é tóxico e não causa problemas à saúde humana, inclusive, sendo utilizado como propelente em inaladores médicos.

Funcionamento

O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.
Quando o sistema é atuado (manual ou automaticamente) a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros/premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão.

Aplicações

O FM-200®, é um agente limpo, listado pela NFPA2001, usado em sistemas de supressão por **inundação total.
As principais aplicações do sistema FM-200®, são em salas de servidores, CPD, data centers, salas cofre, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.
**Inundação Total: Descarga de gases para o combate, no interior de um recinto (fechado ou com poucas aberturas) que contém o equipamento a ser protegido. Neste caso a concentração se mantem por mais tempo, protegendo todos os equipamentos dentro do ambiente.

Fire suppression
Data Center
Museum Fm2002

Lutamos para que o resultado de nosso trabalho seja ambientalmente correto, socialmente justo, culturalmente aceito e economicamente viável.